História

O Sport Algés e Dafundo é um clube desportivo amador, de perfil ecléctico e vocação competitiva e olímpica.

Foi fundado em 19 de Junho de 1915 e é titular do estatuto de utilidade pública desde 9 de Novembro de 1931. Praticando muitas e diversas modalidades desportivas, nos mais diversos escalões etários, é uma colectividade com grande impacto na juventude da sua região (mais de 2.000 atletas em actividade), não só do ponto de vista desportivo, como também do da integração social dos jovens.

No conjunto destas modalidades, o Algés representa hoje um dos principais pólos de desenvolvimento desportivo amador do País, o que é bem comprovado pelos resultados obtidos nas mais significativas provas em que tem participado ao longo dos últimos anos e onde tem acumulado sucessivos títulos nacionais, femininos e masculinos.

 

A par das suas prestações nacionais, possui ainda um palmarés invejável no que respeita a provas internacionais. Para além de inúmeras participações em campeonatos europeus e mundiais, esteve representado com 47 atletas seus de Natação, Ginástica Rítmica, Judo e Vela nas diversas edições dos Jogos Olímpicos desde 1952, a esmagadora maioria dos quais continuou a praticar no Clube ou transitou para a equipa técnica das respectivas modalidades.

 

Sem prejuízo destes resultados, um dos grandes pilares do clube continua a ser a sua dedicação à formação – desportiva e humana – dos jovens, nas várias modalidades desportivas que cultiva, como também no Sector de Ensino que mantém desde há quatro décadas, sendo mesmo considerado uma das mais importantes colectividades do nosso País nesta área.

Caracterização Geral:
Denominação Geral: Sport Algés e Dafundo (SAD)

Constituição Legal:
Fundado em 19 de Junho de 1915.

Forma Jurídica:
Associação desportiva, cultural e recreativa. Pessoa colectiva de utilidade pública (Decreto de 9/11/1931, publicado no Diário do Governo, nº 262, II Série, de 12/11/1931), isento de imposto de selo nos termos da alínea III do artigo 3º do Decreto-Lei nº 136/78, de 12 de Junho.
Registado na Conservatória do Registo Comercial de Oeiras pela inscrição nº 2, a fls. 2 do livro H-1 de 8/7/1981.

© 2019 Sport Algés e Dafundo