Kung Fu

Choy Li Fut (Cantonês) ou Cai Li Fo (Mandarim) é uma arte marcial chinesa fundada em 1836 por Chan Heung. O sistema combina as várias técnicas de punhos e braços, com os seus movimentos extensíveis, circulares e de torção, característicos das artes marciais do Sul da China e o vasto leque das técnicas de pernas que caracterizam as artes marciais do Norte da China.

É considerado um estilo externo, combinando técnicas flexíveis e duras, bem como, a incorporação de um vasto arsenal de armas, como parte de seu currículo.

O Choy Li Fut é um sistema de defesa pessoal altamente eficaz, particularmente para a defesa contra múltiplos adversários. Contém uma grande variedade de técnicas, incluindo longas e curtas, utilizando golpes com os punhos, pontapés, varrimentos, projecções, ataques aos pontos vitais, técnicas de controlo, luxação e torção.

A sua eficácia em situações de confronto real foi várias vezes comprovada e transcrita por variadíssimos mestres, mesmo de outros estilos, como refere, o texto:

"Choy Li Fut é o sistema mais eficaz que vi para lutar contra vários adversários. É um dos estilos mais difíceis de atacar e defender. Choy Li Fut é o único estilo de Kung Fu, em que os seus lutadores, defrontaram os pugilistas tailandeses, ganhando todos os combates", Bruce Lee.

© 2019 Sport Algés e Dafundo