Taekwondo

O que é o Taekwondo?

O Taekwondo é uma arte marcial, oriunda da Coreia do Sul, que é constituída por uma vertente olímpica (combate) e marcial (técnica e defesa pessoal).

Se separarmos a palavra em si, e a traduzirmos das suas origens, obtemos os seguintes significados:

Tae – realização de técnicas de pernas;

Kwon – realização de técnicas com as mãos;

Do – significa a arte, o caminho ou o método. É a arte de experimentar e desenvolver as características físicas e metafísicas.

 

Benefícios do Taekwondo

Ao aderir a uma atividade desportiva, as pessoas procuram, na sua maioria, algo que lhes conserve a saúde, equilibre a mente e o corpo, alivie o stress de longas horas de trabalho ou de estudo e que regule o funcionamento organismo.

Ao praticar atividade física, é possível atingir certos objetivos como a promoção social, convívio, partilha de conhecimentos, alívio de stress e aquisição de novos conceitos.

Assim, o Taekwondo, é uma modalidade que engloba todos os “requisitos” e objetivos pretendidos numa atividade física desportiva.

Atualmente, tanto na sua vertente desportiva como na sua vertente marcial/demonstração, o Taekwondo é considerado como uma das atividades físicas mais desenvolvidas e aperfeiçoadas em todo o mundo, fazendo-se o seu ensinamento a todas as faixas etárias.

 

Taekwondo aplicado às crianças (Programa Infantil)

No caso das crianças, o Taekwondo é uma modalidade que pratica o “ensinar em modo de brincadeira”, isto é, uma criança não é nem pode ser vista como um adulto em miniatura e, como tal, estas têm que ser ensinadas através de moldes muito precisos, de modo a que este desporto contribua para o seu bem-estar mental, social e proporcione um crescimento saudável.

Difere do programa normal para a classe adulta em aspetos relevantes como o facto de dividir as idades por etapas de desenvolvimento, adaptar as cores dos cinturões, avaliações coincidentes com os finais dos períodos escolares, etc.

Deste modo, este programa é um serviço técnico especializado, a aplicar em ambientes favoráveis à prática física e desportiva infantojuvenil saudável, de acordo com a inserção dos princípios do Taekwondo, através de aulas programadas e estruturadas com exercícios gímnicos lúdicos e educativos.

Tem como principal objetivo formar crianças e jovens saudáveis, capazes de conhecer o seu corpo e fazer uso dele na sua totalidade.

 

Princípios do Taekwondo

• Cortesia (Ye-Ui)

• Integridade (Yom-Chi)

• Preserverança (In-Nae)

• Auto-domínio (Guk-Gi)

• Espírito Indomável (Baekjul-Boolgool)

 

© 2019 Sport Algés e Dafundo