Natação - Escola 

  • Facebook App Icon

Parceiros:

A par das suas prestações nacionais, possui ainda um palmarés invejável no que respeita a provas internacionais. Para além de inúmeras participações em campeonatos europeus e mundiais, esteve representado com 47 atletas seus de Natação, Ginástica Rítmica, Judo e Vela nas diversas edições dos Jogos Olímpicos desde 1952, a esmagadora maioria dos quais continuou a praticar no Clube ou transitou para a equipa técnica das respetivas modalidades.

Sem prejuízo destes resultados, um dos grandes pilares do clube continua a ser a sua dedicação à formação – desportiva e humana – dos jovens, nas várias modalidades desportivas que cultiva, sendo mesmo considerado uma das mais importantes coletividades do nosso País nesta área.

Na modalidade de natação pura, o clube apresenta no seu currículo ao longo da sua história vários atletas com presenças nos Jogos Olímpicos desde 1952, que foram e continuam a ser uma referência para quem, na hora de escolher a escola de natação para o seu filho, dá preferência ao Algés.

Conta também com um historial de Campeonatos Nacionais, Absolutos e por Género, que estão contemplados nas bandeiras da piscina.

 

A Natação Pura (técnicas alternas/simultâneas)

Segundo Weineck (1986), a técnica desportiva é o conjunto de procedimentos desenvolvidos para resolver de forma mais racional e económica um problema gestual determinado.

A natação é uma modalidade desportiva que se desenvolve no meio aquático, diferente daquele que o Homem está habituado. Devemos, pois, ter em consideração as diferentes etapas que um jovem nadador irá passar para que o seu nível de nado obtenha padrões de elevada eficiência e sejam mais tarde traduzidas em performance. Na natação, a melhoria da eficiência propulsiva é paralela com a melhoria da técnica de ação propulsiva (Troup, 1991). Desde a adaptação ao meio aquático, passando pela aprendizagem das técnicas e as suas fases de construção, estabilização e afinamento, será um processo longo, repetitivo e interminável no qual o treinador irá ter um papel decisivo e a sua competência e gosto pela modalidade ditará o sucesso ou fracasso do mesmo.

A nossa Escola de Natação

O nosso Modelo Pedagógico, no que concerne a Escola de Natação, assenta nos seguintes objetivos:

  • Sendo um clube com tradição desportiva e de competição, o percurso de cada aluno terá necessariamente uma orientação virada para a excelência da técnica, respeitando cada etapa da aprendizagem e reforçando o estímulo e gosto pela modalidade;

  • O trabalho da sensibilidade deverá ser uma prioridade desde cedo, pois esta valência irá ter, mais tarde, um impacto determinante na sua performance competitiva. A aprendizagem e consolidação do gesto deverá ser implementado por etapas muito bem planificadas e executadas;

  • A simbiose entre todos os intervenientes (Direção, Diretor Técnico, Coordenação, Treinadores, Alunos e Pais) durante este processo será sempre um imperativo e só assim poderemos almejar os resultados para os quais trabalhamos, em conjunto, diariamente. A qualidade e excelência do trabalho individual irá ser refletida nas equipas de competição e o sucesso das mesmas será sempre fruto de um esforço coletivo;

  • Os níveis para captação são o 3 e 4 preferencialmente, com idades compreendidas entre os 7 e os 10 anos.

 

Conheça os nossos horários e preços. Esperamos por si!

O Sport Algés e Dafundo é um clube desportivo amador, de perfil eclético e vocação competitiva e olímpica. Foi fundado em 19 de junho de 1915 e é titular do estatuto de utilidade pública desde 9 de Novembro de 1931. Praticando muitas e diversas modalidades desportivas, nos mais diversos escalões etários, é uma coletividade com grande impacto na juventude da sua região (mais de 2.000 atletas em atividade), não só do ponto de vista desportivo, como também do da integração social dos jovens.

No conjunto destas modalidades, o Algés representa hoje um dos principais pólos de desenvolvimento desportivo amador do País, o que é bem comprovado pelos resultados obtidos nas mais significativas provas em que tem participado ao longo dos últimos anos e onde tem acumulado sucessivos títulos nacionais, femininos e masculinos.

© 2018 Sport Algés e Dafundo