top of page

19ª Travessia Bessone Basto

No passado dia 21 de junho, as águas do Tejo voltaram a ganhar vida com mais uma edição da emblemática Travessia António Bessone Basto!


Na 19ª edição, a prova de águas abertas voltou a homenagear um dos maiores nomes do desporto nacional — António Bessone Basto, referência incontornável na história da natação portuguesa.


Organizada pelo Município de Oeiras, em parceria com o Sport Algés e Dafundo, a Associação de Natação de Lisboa, a Oeiras Viva EM e com o acompanhamento da Federação Portuguesa de Natação, a travessia contou com quatro distâncias acessíveis a todos — 150 m, 300 m, 1000 m e 2500 m — e foi aberta a atletas federados e não federados.



🗣️ O Vereador do desporto da Câmara Municipal de Oeiras, Pedro Patacho, sublinhou a importância desta prova no panorama desportivo do concelho: “Decorreu com enorme sucesso a 19.ª edição da Travessia Bessone Basto, uma das provas mais emblemáticas da natação em águas abertas em Portugal, que juntou atletas de todas as idades e níveis num ambiente de superação, fair play e celebração do desporto”.

🗣️ António Bessone Basto reforçou: “Cada ano que passa mais atletas têm aderido. Na minha opinião temos que fazer um esforço para dar a possibilidade a alguns atletas, que gostavam de a fazer e que encontram as inscrições fechadas em menos de duas horas.


Este ano a prova foi feita com águas grandes, o que tornou a prova mais fácil para a maioria que nadou pelo caudal mais profundo e atacou a entrada da marina de través na penúltima boia a cerca de seiscentos metros da meta. Mas como não há bela sem senão, cerca de duas dezenas de atletas distraíram-se e já tarde tentaram entrar na Marina, não tendo conseguido porque apanharam a pior hora da vazante. O susto foi grande, tendo-se registado alguns ferimentos em alguns atletas, mas tudo acabou bem.


Em águas abertas nem sempre ganha o melhor nadador, visto existirem pequenas alterações. Pelo que cada atleta, dias antes, deve fazer o seu briefing e informar-se, dentro do possível, com pessoas experimentadas no local.


A Câmara Municipal de Oeiras está de parabéns pela organização e continua a ser a travessia com mais apoios, mais ofertas e mais barata para os atletas.


Para o ano, se Deus quiser, podem contar comigo para os 20 anos, da travessia.


V.V.V-SAD - ALGÉS - ALGÉS - ALGÉS”.


👏 E o público? Encheu as margens com entusiasmo e apoio a cada braçada!

Uma manhã cheia de energia, superação e espírito desportivo que reforça o legado de Bessone Basto e o amor pela natação! 💚


📸 Créditos: DR CM Oeiras

 
 
 

Comments


Noticias
Procurar por Categoria
Arquivo

© 2025 Sport Algés e Dafundo

bottom of page